A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) aplicou 12 autuações por supressão de vegetação nativa sem autorização em diversos municípios da Paraíba, como parte da operação nacional Mata Atlântica em Pé, realizada entre os dias 15 e 26 de setembro.
Ao todo, foram fiscalizados 54 pontos de alerta em 16 municípios, mas dos 25 locais sob responsabilidade direta da Sudema, irregularidades foram confirmadas em 12. Esses casos geraram multas que somam 10.800 UFRPB, o equivalente a cerca de R$ 765 mil.
Das áreas restantes, nove já haviam sido autuadas em operações passadas, sem expansão do desmatamento e quatro estavam com licenciamento ambiental regular.
O relatório das fiscalizações já foi encaminhado ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). Os órgãos envolvidos agora trabalham na elaboração de mapas, relatórios técnicos individuais e providências para responsabilização dos infratores.
Essa ação estadual faz parte de uma mobilização nacional que integra 17 estados, com o objetivo de fortalecer a fiscalização, coibir crimes ambientais e preservar os remanescentes da Mata Atlântica.
				
											




