O projeto Cultura na Praça, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, está trazendo oficinas gratuitas de cinema para cinco comunidades em São Luís. As oficinas oferecem aos participantes a oportunidade de aprender sobre todas as etapas de produção de um curta-metragem, desde a criação do roteiro até a edição do filme. Ao final, cada turma produzirá seu próprio filme, que será exibido para as respectivas comunidades.
As comunidades Vila Conceição/São Benedito, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Sá Viana e Vila Embratel receberão as oficinas. As inscrições estão abertas entre os dias 5 a 12 de junho e podem ser feitas em perfis nas redes sociais do evento ou neste link.
Os cursos de laboratório serão destinadas a pessoas com mais de 18 anos em Vila Conceição/São Benedito e Vila Embratel, enquanto nas comunidades de Anjo da Guarda, Vila Maranhão e Sá Viana, poderão participar adolescentes e jovens de 13 a 19 anos. A primeira comunidade a receber o projeto será Vila Conceição/São Benedito, seguida por Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Sá Viana e Vila Embratel, a partir do mês de julho.
Os filmes produzidos durante as oficinas também serão lançados no Cine Babaçu, plataforma de exibição online do Cultura na Praça, e poderão ser acessados por pessoas em qualquer lugar. A plataforma oferece recursos de acessibilidade, como legendas, libras e audiodescrição.
O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que busca democratizar o acesso à cultura e valorizar o patrimônio cultural nos municípios beneficiados. Desde 2017, o projeto percorreu cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas.
Fonte: G1 Paraíba