Sérgio Massa e Javier Milei disputam o segundo turno na Argentina neste domingo

De acordo com analistas políticos, os dois candidatos têm alto índice de rejeição

Compartilhe o Post

Reprodução: AB/Reuters

Os eleitores da Argentina votam neste domingo (19) para eleger o novo presidente. A votação vai até as 18h, e os primeiros resultados devem sair a partir das 21h.

Estão na disputa Sergio Massa (à esquerda da foto), ministro da Economia, e Javier Milei, economista ultraliberal que faz oposição ao governo.

Pesquisas divulgadas nas últimas semanas, apontam uma disputa apertada. O país está dividido, e ambos os candidatos têm alto índice de rejeição.

O país unido pelo amor ao futebol vai às urnas em um dos momentos de maior desencanto com a política. Os dois candidatos à presidência são campeões de rejeição e vistos com enorme desconfiança por grande parte do eleitorado. De acordo com a analista política Mariel Fornoni, “os dois têm uma rejeição que fica perto de 50%”.

O principal desafio do país é a inflação astronômica. Em um ano, os preços subiram mais de 140%. Milei tem a proposta polêmica de dolarizar a economia e extinguir o Banco Central.

O governo brasileiro acompanha o processo com atenção, e Lula não esconde a preferência por Massa.  A Argentina é o principal parceiro comercial na América do Sul.

Com G1

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.