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Professores brasileiros enfrentam problemas mentais: quais são as causas?

Pesquisa do INSP aponta que carga excessiva de trabalho está relacionada à maioria das ocorrências

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Na última década, o panorama educacional brasileiro tem sido marcado por uma crescente preocupação com a saúde mental dos professores. Uma recente pesquisa, realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), revelou dados alarmantes sobre o impacto negativo dos problemas mentais na vida dos educadores, causando desequilíbrios emocionais e repercutindo na qualidade de ensino das escolas. Com base nesses resultados, procuramos entender as principais causas desse distúrbio.

Segundo o estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública(INSP), que ouviu mais de 5.000 professores de todo o país, as causas dos problemas mentais enfrentados por esses profissionais são multifatoriais. Dentre as principais, destacam-se:

1. Sobrecarga de trabalho: A rotina intensa do professor, com longas jornadas, acúmulo de funções e tarefas burocráticas, vem sendo apontada como uma das principais causas de estresse e ansiedade. De acordo com a Fundação Lemann, instituição reconhecida por seu compromisso com a educação no Brasil, 78% dos professores entrevistados afirmam ter uma carga de trabalho excessiva.

2. Falta de apoio institucional: Muitos educadores relatam a ausência de um suporte adequado por parte das escolas e órgãos governamentais. Esta falta de apoio se manifesta na forma de poucos recursos disponíveis, escassez de investimentos na formação continuada e falta de reconhecimento profissional.

3. Ambiente escolar desafiador: A violência e a indisciplina nas escolas brasileiras têm sido uma realidade cada vez mais frequente. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) afirma que a exposição constante a esses problemas pode levar a sintomas de transtornos como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático nos professores.

Além das evidências citadas, o Ministério da Saúde também forneceu dados que reforçam a importância de lidar com essa questão. De acordo com o órgão, em 2020, os licenciados por transtornos mentais no âmbito do funcionalismo público atingiram 33% do total, sendo os professores uma categoria expressiva nesse percentual.

Diante dessa realidade preocupante, é urgente que sejam tomadas medidas para garantir um ambiente saudável nas instituições de ensino e promover a saúde mental dos professores. Investimentos na qualidade de vida no trabalho, programas de formação e suporte emocional, além de políticas públicas efetivas, podem contribuir para reverter esse quadro.

É imprescindível que o poder público, gestores escolares, profissionais de saúde e a sociedade civil estejam cientes dessa problemática e atuem em conjunto para oferecer condições mais favoráveis aos educadores, assegurando que estejam aptos a desempenhar sua nobre missão de formar cidadãos e promover o desenvolvimento do país.

Hermano Araruna

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