O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou Marcos Ribeiro, presidente estadual do PDT, como secretário executivo de Administração do Estado. A movimentação, oficializada no Diário Oficial do Estado em 16 de outubro de 2025, também realocou a ex-secretária executiva Jaqueline Gusmão para a secretaria executiva de Modernização e Transformação Digital, ambas na mesma pasta.
Essa mudança sinaliza o estreitamento da aliança entre PDT e PSB na Paraíba, especialmente no contexto político para as eleições de 2026. Marcos Ribeiro, advogado e líder do PDT local desde 2023, passa a integrar diretamente a estrutura governamental, reforçando a influência do partido na base do governo estadual.
O movimento vem após encontros recentes entre líderes do PDT e do PSB, incluindo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que indicou a “probabilidade” de o partido compor a base governista no próximo ano. A atuação conjunta já demonstra a intenção de apoio tácito à gestão de João Azevêdo e ao projeto político do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), principal nome da frente aliada para 2026.
A nomeação de Ribeiro para um cargo de relevância administrativa marca uma fase de articulação política que pode consolidar o PDT como ator importante na paraíba, enquanto Jaqueline Gusmão continua atuando na modernização digital, aspecto estratégico na governança estadual.
Este reposicionamento reflete a dinâmica das alianças partidárias locais, alinhadas com as articulações nacionais do PDT em torno do fortalecimento das candidaturas trabalhistas e parcerias que dialoguem com governos regionais para o próximo ciclo eleitoral.