Após anos de incerteza, a Ferrovia Transnordestina Central (FTC) volta a colocar Pernambuco no mapa estratégico de desenvolvimento ferroviário do Nordeste. O Governo Federal publicou o edital de licitação para a retomada das obras, um marco que sacramenta a reinclusão do trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape no projeto da Transnordestina.
A primeira fase da retomada concentra-se em um trecho crucial de 73 quilômetros, estendendo-se entre os municípios de Custódia e Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Este lote inicial prevê um investimento estimado em R$ 415 milhões. A abertura do processo licitatório está agendada para janeiro, e a expectativa é que o contrato para o desenvolvimento do projeto e execução das obras tenha um prazo de 57 meses, projetando a conclusão da ferrovia no estado até 2030.
O resgate do braço pernambucano da ferrovia, que estava sob risco de exclusão do plano original, é visto por líderes políticos e empresariais como um “ponto de inflexão” na história regional. A decisão governamental de manter a ligação com o Porto de Suape, um dos maiores terminais logísticos do país, visa fortalecer a infraestrutura de escoamento de produção no interior do Nordeste.
A Transnordestina, que já conta com obras avançadas em estados vizinhos como Ceará e Piauí, é considerada a principal obra estruturante do governo federal na região, com um investimento total estimado em R$ 14,9 bilhões. O objetivo primordial é catalisar o desenvolvimento econômico, reduzindo significativamente os custos logísticos e ampliando a capacidade de transporte de cargas essenciais, como grãos e minérios, da vasta região produtora do Sertão até o litoral. A expectativa é que a execução desta primeira etapa gere aproximadamente 6 mil empregos, entre diretos e indiretos, injetando novo dinamismo na economia local.
Com o lançamento do edital, o Governo de Pernambuco e o Ministério dos Transportes confirmam a determinação de concluir a infraestrutura logística, reforçando o papel de Suape como hub multimodal e colocando o estado em uma nova rota de crescimento regional. O próximo passo já está definido, com a previsão de lançamento de novos editais para os lotes restantes (SPS 07 e SPS 05) no primeiro semestre do próximo ano.





