O FESTCIMM – Festival de Cinema no Meio do Mundo apresenta neste sábado, 8, às 19h a Mostra “Marcélia Cartaxo Diretora”, que reúne três curtas-metragens dirigidos pela atriz cajazeirense, uma das mais premiadas do Brasil. As exibições acontecem na sala de cinema da Pousada Cine Roliúde, em Cabaceiras, seguidas de debate com a atriz. A entrada é franca.
O projeto FESTICIMM se afirma como um festival-laboratório, comprometido em aproximar o cinema das pessoas e os territórios das telas. Ao percorrer diferentes cidades e promover o encontro entre realizadores, educadores, estudantes e comunidades, o evento reafirma que o “meio do mundo” está em todo lugar, onde o cinema cria laços, amplia horizontes e transforma realidades!
Unindo cinema, inclusão e formação cultural em três cidades do estado, o FESTCIMM Paraíba 2025, coordenado pelo cineasta paraibano Tiago A. Neves, teve início dia 1º e vai até domingo dia 9 de novembro, com mais uma edição histórica na Paraíba, reafirmando sua vocação para descentralizar o audiovisual, democratizar o acesso à cultura e conectar o local ao global.
Com o tema Cinema do Meio do Mundo: o Global e o Local, o evento propõe um olhar sensível sobre as trocas culturais em tempos de globalização, revelando como o cinema pode traduzir a identidade de cada território sem perder de vista o diálogo com o mundo. O circuito paraibano contempla três cidades emblemáticas: Boa Vista, Cabaceiras e Campina Grande, reunindo mostras, oficinas, debates e experiências inclusivas, fortalecendo o audiovisual nordestino e suas múltiplas vozes.
O festival aporta em Cabaceiras a “Roliúde Nordestina”, cidade símbolo da cinematografia brasileira, como palco de experimentação. As atividades se concentram na Comunidade da Ribeira, onde acontecem mostras temáticas ao ar livre, como a Mostra Brasil de Curtas e a Mostra Animação, além do Experimento Fílmico, ação formativa que reúne jovens e adultos da região em uma imersão criativa para produção de um curta-metragem. A proposta reforça a tradição de Cabaceiras como território de filmagem e pesquisa audiovisual, conectando memória, formação e futuro.
Como parte dessa programação, a Mostra Marcélia Cartaxo Diretora exibirá os seguintes curtas:
Sinopse e ficha técnica dos curtas
De Lua, 2013 , 15 min, Direção: Marcélia Cartaxo
Sinopse:
O ciclo repetitivo de um homem vagando em busca do amor de uma mulher numa situação em que sonho e realidade se confundem.
Elenco: Marcélia Cartaxo, Odécio Júnior, Elza, Mércia e José Cartaxo; Luciano Klosterman
Redemunho
Ficção, Digital HD, Cor, 20min, 2016, Direção Marcélia Cartaxo
Ator: Daniel porpino
Atriz: Eleonora Montenegro
Produtora: Porta Cênica
SINOPSE:
Num Sertão arcaico, vivem mãe e filho, únicos sobreviventes de uma família tradicional. O rapaz é perturbado por acontecimentos do passado: com quem fugiu sua mulher Alzira e por que a matriarca não pranteia o filho morto?
Baseado no conto homônimo de Ronaldo Correia de Brito
Argumento: Bertrand Lira
Roteiro e direção: Marcélia Cartaxo e Virgínia de Oliveira
Tempo de Ira
(2003, 15 min), baseado no conto “Cícera Candoia”, de Ronaldo de Brito.
Sinopse:
Após vinte anos da tragédia da outrora grande família Candóia, resta à única filha mulher, Cícera, cuidar de sua mãe enferma, num ambiente de estio na seca do sertão.
Direção: Gisella de Mello e Marcélia Cartaxo
Elenco: Marcélia Cartaxo, Antonieta Noronha e Nanego Lira
Edição de som: Virginia Flores
Produção Executiva: Gisella de Mello, Heleno Bernardo
Montagem: Gisella de Mello






