Projeto Cinema no Cenário exibe Mais pesado é o céu, no Cenário Hostel & Boteco em Bananeiras, neste sábado, 29, às 19h com a presença do ator Buda Lira e da atriz Danny Barbosa que debaterão o filme que tem ainda no elenco Matheus Naschtegaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque e Marcos Duarte. O projeto é uma idealização da empresária Sulamita Nóbrega com curadoria de Bertrand Lira e acontece mensalmente. A entrada é franca e as reservas devem ser feitas no instagram do @cenariohosteleboteco.

Após acolher uma criança abandonada, Teresa (Ana Luiza Rios) conhece Antônio (Matheus Nachtegaele) e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. Para eles, o passado em comum está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza. Aclamado no 51º Festival de Cinema de Gramado, recebeu o Kikito de Melhor Diretor (Petrus Carriry), Melhor Fotografia (Petrus Cariry), Melhor Montagem (Firmino Holanda e Petrus Cariry) e Prêmio Especial do Júri.
Frederico Franco do portal Plano Crítico escreveu: Mais Pesado é o Céu pode ser considerado um road movie de características brasileiras: basicamente viagens físicas e espirituais do terceiro mundo. Os personagens passam por lugares e também atravessam metamorfoses pessoais marcadas pelo deslocamento. As transformações de alma, no entanto, são cicatrizes, feridas abertas que não aparentam deixar de sangrar. Todas suas experiências são marcadas pela dor.” E acrescenta: “O realismo de Cariry é bruto, opressor. Sua imagem beira o sinestésico: quase somos capazes de sentir o calor escaldante do sertão e a fadiga física e mental de Antônio e Tereza.

Nascido em Fortaleza, Ceará, em 1977, Petrus Cariry dirigiu seu primeiro longa-metragem em 2007, o premiado filme O Grão que deu início a trilogia da morte, seguido de Mãe e Filha (2011) e Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois (2015), que em conjunto ganharam mais de 100 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais. Em 2018 lançou o filme O Barco seu primeiro longa após a trilogia da morte. Em 2021 lançou o filme A Praia do Fim do Mundo. Em 2024 lançou o premiado longa Mais Pesado é o Céu. Petrus Cariry teve seus filmes exibidos em importantes festivais de cinema, como Bafici, Nantes (3 Continentes), Índia (IFFI), Toulouse, Mar Del Plata, Havana, Chicago, Miami e Oldenburg.
Curiosa é a relação entre Petrus Cariry e os atores e atrizes paraibanos. Everaldo Pontes, Verônica Cavalcanti, Nanego e Buda Lira, Marcélia Cartaxo e, agora, Danny Barbosa, figuram no elenco de seus filmes mais premiados. Nanego protagonizou com Verônica O grão (2007) e voltam a trabalhar com o diretor em O Barco (2018), que traz também Everaldo Pontes que atuou três antes com Verônica em Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois. Marcélia Cartaxo brilhou em A praia do fim do mundo de 2021. Curiosamente, Rosemberg Cariry, pai de Petrus, teve Nanego Lira e Everaldo Pontes no elenco do seu Os Pobres Diabos (2013). Ponto para nossos artistas.
Com assessoria





