O deputado Federal Luiz Couto (PT) fez um discurso na tribuna da Câmara Federal nesta terça-feira, 14, e na ocasião, criticou a administração do prefeito Cicero Lucena no município de João Pessoa. Segundo Couto, a administração está mal avaliada pela população e o prefeito não tem obras relevantes para beneficiar o povo.
No decorrer do discurso, o deputado também faz referência em relação as investigações que envolvem à administração do prefeito Cicero Lucena e a conivência do mesmo, segundo o parlamentar, com os interesses dos grandes empresários da construção civil, na capital, João Pessoa.
Confira a íntegra do discurso de Couto:
“Quero falar sobre a gestão do Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que, além de ser investigado pela Polícia Federal por ligações com grupos criminosos, realiza uma péssima gestão, que não acrescenta nada ao povo pessoense. Sua administração é voltada exclusivamente para os interesses da construção civil e da classe empresarial, em detrimento do bem-estar da população e do desenvolvimento da cidade.
É inadmissível que, após 4 anos de administração, não tenhamos uma obra importante na cidade nem projetos que beneficiem os cidadãos e as cidadãs, o que demonstra total descaso e incompetência na execução das políticas públicas.
Agora, com esses escândalos, presenciamos uma gestão baseada no assistencialismo, com influência nefasta na classe menos favorecida, até mesmo no tráfico de drogas, na falta de valorização do funcionalismo público, com condições precárias de trabalho e salários defasados, afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
O abandono do Centro Histórico de João Pessoa é um insulto à nossa cultura e à nossa história. A poluição de quase todas as praias e dos rios da cidade demonstra o descuido com a qualidade ambiental e a saúde das pessoas. A situação na área da educação e da saúde é alarmante. Falta de medicação nos postos de saúde, demora nas consultas e um sistema de regulação ineficiente são problemas enfrentados diariamente pela população. A superlotação nas escolas, a falta de profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial, a divisão da política de assistência em duas Secretarias, para satisfazer interesses políticos, e a destruição do legado das gestões anteriores são inaceitáveis.
Não queremos medidas que perpetuem o sofrimento da nossa população. Precisamos de efetivas políticas públicas de inclusão social e combate à criminalidade, como ocorreu nas gestões de Ricardo Coutinho e de Luciano Cartaxo, quando estiveram à frente da Prefeitura. Amanhã farei uma manifestação sobre as políticas que foram realizadas durante os Governos de Ricardo Coutinho e de Luciano Cartaxo.
Peço, Sr. Presidente, que seja dada a este pronunciamento a devida publicidade nos meios de comunicação da Casa. Parabenizo V.Exa. pela luta em defesa do seu Estado. Anseio que isso que está acontecendo no Rio Grande do Sul seja um elemento importante para fortalecer, cada vez mais, os cuidados com o meio ambiente, para que as nossas florestas não sejam destruídas”.