Hacker suspeito de ataque ao Tribunal de Justiça do RS é preso durante operação da Polícia Federal na Paraíba

Compartilhe o Post

Um homem de 23 anos foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (22), em Guarabira, no interior da Paraíba, suspeito de envolvimento em um ataque hacker contra o sistema do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A operação foi realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC).

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão de dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos. A investigação apontou que o suspeito aplicou um ataque do tipo DDoS (Distributed Denial of Service), com o objetivo de sobrecarregar os servidores e tirar do ar o sistema E-Proc do TJRS, utilizado para consultas e tramitação de processos pela internet.

O ataque aconteceu no dia 26 de março de 2025 e causou a indisponibilidade do site e do sistema do tribunal por quase 24 horas. A Polícia Civil identificou um canal na deep web, operado por um cibercriminoso que se autodenominava “FEDERAL”, usado para organizar e transmitir o ataque ao vivo. Durante a ação, houve inclusive incentivo à participação por meio de pagamentos via PIX.

A análise técnica revelou o uso de uma botnet com mais de dois mil dispositivos comprometidos, localizados em vários países. Segundo a investigação, o objetivo do autor foi apenas demonstrar conhecimento técnico, sem roubo de dados ou tentativa de extorsão.

Após o ataque, o suspeito compartilhou com outros integrantes de um grupo de hackers um manual com instruções sobre o funcionamento do esquema. A Polícia Civil continua as investigações para identificar os demais envolvidos.

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.