A Confraria Sol das Letras vai promover, entre os dias 23 a 26 de outubro, a I Flor – Festa Literária do Extremo Oriental, em parceria com a Academia Paraibana de Letras que, no mesmo período, estará coordenando também a realização do Congresso Nacional de Academias de Letras do Brasil.
A Flor, realizada juntamente com a UBE – União Brasileira de Escritores e a Academia de Cordel, será aberta, na próxima quinta-feira, 23, a partir das 20h, no átrio da Igreja de São Francisco, com apresentação da Banda 5 de Agosto, além da cantora Renata Arruda e do cantor Juzé.
A festa literária trará para João Pessoas nomes como a historiadora e escritora Mary Del Priore, o escritor Bráulio Tavares, o ator e poeta Matheus Nachtergaele, além de vários consagrados escritores paraibanos.
Durante os dias de Flor, haverá palestras, debates e oficinas sobre os caminhos da literatura, edição de livros, escrita criativa e importância da cultura na formação da gente. A Flor terá seu pavilhão na Praça Dom Adauto, em frente à Arquidiocese, com stands para livrarias e editoras, onde também haverá lançamento de livros.
A Festa Literária ira ocupar também outros espaços na Academia Paraibana de Letras, no Centro Cultural São Francisco e no Casarão 34 com polos de literatura, cordel, música, cinema e literatura infantil. Vários artistas também estarão se apresentando no palco principal do evento, na Praça Dom Adauto.
A Flor tem apoio do Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Fecomércio, Academia Paraibana de Letras, Sebrae, Gráfica JB, Tribunal de Justiça da Paraíba, Câmara Municipal de João Pessoa e Assembleia Legislativa, dentre outras instituições.
Congresso Nacional de Academias de Letras do Brasil – No mesmo período a Academia Paraíba de Letras realiza o Congresso Nacional das Academias de Letras do Brasil. O evento integra as atividades do Fórum Fala.Br, que “representa, une, fortalece, fomenta e estabelece uma conexão entre as entidades e seus imortais”.
O Congresso terá como tema-maior “A importância das academias de letras na formação cultural de sua gente”. Durante o evento, além da instalação do Fórum, também haverá debates sobre literatura, debates, lançamento de livros e um foco especial sobre a literatura paraíbana.
O Congresso será aberto às 18h, na quinta-feira, 23, no Centro Cultural São Francisco, com recepção aos acadêmicos pelo escritor Joaquim Falcão, da Academia Brasileira de Letras, também uma saudação do presidente da APL, Ramalho Leite, seguida da entrega do título de sócio-benemérito ao governador João Azevedo.
Na sexta-feira, 24, haverá a instalação oficial do Fórum Fala.Br, com debate sobre a importância das academias de letras. À tarde acontece o painel sobre os expoentes da literatura paraibana Zé Lins, Zé Américo e Ariano Suassuna, seguido de um debate sobre literatura feminina com a escritora Mary Del Priore.
No sábado, 25, haverá uma palestra sobre o poeta Augusto dos Anjos com o professor Milton Marques Júnior, seguido da jornada “Os caminhos de Augusto”, no Centro Histórico. O evento terá sequência com a elaboração da Carta da Paraíba, e terá a programação encerrada com um passeio de catamarã no Pôr do Sol do Jacaré.
O Congresso Nacional de Academias tem o patrocínio do Governo da Paraíba, e apoio da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), Caixa Econômica Federal, Tribunal de Justiça da Paraíba, Assembleia Legislativa e Confraria Sol das Letras.
Com assessoria