F1: Norris crava volta mais rápida em Abu Dhabi e garante a pole position no primeiro treino livre

​Batalha pelo título esquenta: pódio assegura taça para o britânico, que tem Verstappen a apenas 8 milésimos de segundo. Jovem brasileiro Gabriel Bortoleto surpreende com o sétimo melhor tempo.

Compartilhe o Post

A tensa disputa pelo título mundial de 2025 da Fórmula 1 ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, com Lando Norris, da McLaren, ditando o ritmo no primeiro treino livre no circuito de Yas Marina. O britânico, atual líder do campeonato, registrou o tempo de 1min24s485, superando Max Verstappen, da Red Bull, por uma margem quase invisível de apenas oito milésimos de segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, ficou com a terceira posição, somente 16 milésimos atrás da ponta, sinalizando a intensa e apertada briga que definirá o campeão neste final de semana.

Com 408 pontos, Norris carrega uma vantagem de 12 pontos sobre Verstappen (396) e 16 sobre seu colega de equipe, o australiano Oscar Piastri (392), que também segue na disputa pelo campeonato. A matemática para Norris é direta e tranquilizadora: alcançar o pódio na corrida de domingo lhe confere o título, independentemente dos resultados de seus adversários.

 

A sessão inaugural de treinos foi marcada pela presença de nove jovens pilotos que, conforme o regulamento, ocuparam os cockpits dos titulares, aproveitando a oportunidade para acumular experiência e quilometragem em um circuito de Fórmula 1. Um dos destaques da manhã foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que demonstrou potencial ao cravar o sétimo tempo, ficando a apenas 257 milésimos de segundo da marca estabelecida por Norris. No lugar de Oscar Piastri, que cedeu seu assento, o mexicano Pato O’Ward representou a McLaren.

​A próxima sessão de treinos livres, a única que simula de fato as condições de classificação de sábado e da corrida de domingo (ambas realizadas ao anoitecer em Abu Dhabi), está agendada para as 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira. Nela, todos os titulares, incluindo o postulante ao título Piastri, retornarão à pista para a preparação final. O Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa que encerra a temporada de 2025 e define o campeão, ocorrerá no domingo, também com largada prevista para as 10h (de Brasília).

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.