A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) postergou, mais uma vez, o anúncio do posicionamento da legenda em relação à disputa eleitoral em João Pessoa. Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), ficou decidido que uma nova deliberação ocorrerá na próxima segunda-feira (20) para definir os rumos do PT na capital paraibana.
Essa não é a primeira vez que o tema é adiado. Na semana anterior, durante reunião que também abordou a situação política em outros municípios brasileiros, a questão já havia sido retirada de pauta.
A disputa interna do PT em João Pessoa envolve os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos como principais interessados em disputar a Prefeitura Municipal nas eleições de outubro. No mês passado, a direção nacional da legenda suspendeu as prévias que estavam em andamento.
Uma ala significativa do PT apoia a deputada Cida Ramos como opção de pré-candidatura. Por outro lado, Luciano Cartaxo, que inicialmente desistiu de participar das prévias – suspensas pela Executiva Nacional -, recuou e conta com o apoio de lideranças como o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e o deputado federal Luiz Couto (PT).
Além disso, há uma outra ala que defende uma aliança do PT com o prefeito Cícero Lucena, pré-candidato à reeleição, adicionando mais complexidade à tomada de decisão dentro do partido.