A energia elétrica do Conselho Tutelar R2, localizado na Rua Barão da Boa Vista, Nº 66, no bairro do Gercino Coelho, em Petrolina, foi cortada, nesta segunda-feira (2). Segundo informações de funcionários, a atual gestão da Prefeitura de Petrolina atrasou o pagamento das contas por dois meses, provocando o corte no fornecimento por parte da concessionária Neoenergia.
O Conselho Tutelar R2 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e o telefone de contato é o (87) 3862-2022. Nos finais de semana, os conselheiros ficam de sobreaviso, podendo ser contactados através do número de plantão: (87) 98861-0421.
Além do Gercino Coelho, Petrolina conta com mais um Conselho Tutelar, localizado no Centro. Ele é composto por dez membros eleitos pela população, com a função de zelar pelos direitos da criança e do adolescente.
Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomenda que para cada 100 mil habitantes, o Município tenha um colegiado com 5 conselheiros. Segundo dados do IBGE, Petrolina ultrapassou os 388 mil habitantes.
Descaso é antigo – Não é de hoje que o descaso com os Conselhos Tutelares de Petrolina vem sendo denunciado. Em dezembro do ano passado, o conselheiro tutelar Evaldo Francisco procurou a imprensa local para denunciar a situação precária: paredes descascadas, piso deteriorado, banheiro interditado, telefone sem funcionar há meses, dentre outras denúncias.