Unifacisa e Fortaleza se enfrentaram na noite de sábado (7), na Arena, na partida que marcou o encerramento da quinta edição do Torneio Integração – Taça Help. As equipes fizeram um jogo de bastante equilíbrio durante os três primeiros quartos, com o time de casa tendo uma leve vantagem sobre o adversário, mas foi no período final onde a Unifacisa mostrou a sua força, impondo um forte ritmo e um alto volume de jogo, somado a uma sólida defesa. O time paraibano aproveitou o bom momento para construir a vantagem e consolidar a vitória, fechando a partida no placar de 87 a 71.
Com o resultado a Unifacisa finaliza o Torneio Integração com o saldo de 2 vitórias. Os destaques da partida ficaram por conta de Antônio, cestinha da Unifacisa com 15 pontos. Trevor Gaskins, com 13 pontos, seguido por Facundo Corvalán com 12. Rafael Rachel e Mathias Solanas anotaram 10 pontos cada, seguidos por André Góes que marcou 9.
O basquete Unifacisa agora terá duas semanas para finalizar a sua preparação antes do início do Novo Basquete Brasil. A equipe de Campina Grande vai fazer a sua estreia no NBB no dia 25 de outubro, quando encara o São José fora de casa, às 19h30 no Ginásio Linneu de Moura.
O JOGO
1º QUARTO – UNIFACISA 25 X 25 FORTALEZA
Corvalán abriu o placar para os donos da casa, aproveitando o espaço no perímetro deixado pelo adversário e convertendo os 3 primeiros pontos da partida para a Unifacisa. Logo em seguida, após uma sequência de boas defesas, André Góes encontrou a mesma liberdade para arremessar de longe e ampliar o placar para o time de Campina Grande. Com a boa defesa paraibana, o time do Fortaleza recorreu às infiltrações para buscar as faltas e ir para a linha de lance livre, a estratégia deu certo, o time pontuou bem e conseguiu abrir a quadra encontrando bons arremessos até encostar no placar. O aproveitamento da Unifacisa acabou caindo um pouco na reta final do período, mas o novato Mathias Solanas, com muita visão de jogo, conseguiu distribuir a bola e encontrar seus companheiros livres, mantendo a pontuação para a Unifacisa.
2º QUARTO – UNIFACISA 14 X 12 FORTALEZA
O segundo período foi igualmente equilibrado, Solanas abriu o quarto com uma bela cesta de 3 pontos para colocar os donos da casa na frente do placar novamente, mas a resposta do Fortaleza veio na mesma moeda com McClanahan. Ambas as defesas apertaram a marcação e jogaram mais duro, vendendo caro cada ponto, mas com a da Unifacisa sendo ligeiramente mais eficiente e liderando nos rebotes, o suficiente para garantir a liderança da equipe paraibana antes do intervalo.
3º QUARTO – UNIFACISA 24 X 20 FORTALEZA
A Unifacisa voltou melhor do intervalo, Antônio puxou o ritmo dos donos da casa, aumentando o volume de jogo e anotando 9 pontos no período, com uma mescla de boas infiltrações e arremessos de longa distância. O bom momento abriu espaço para os demais jogadores, Rafael Rachel encontrou um bom arremesso de 3 pontos da lateral e Trevor Gaskins o seguiu com mais duas conversões do perímetro, abrindo uma pequena vantagem no placar para o período final.
4º QUARTO – UNIFACISA 24 X 14 FORTALEZA
A Unifacisa foi para o último período determinada a consolidar a vitória. O time da casa seguiu pressionando a defesa adversária, desta vez com ataques em transição, aproveitando o bom volume de rebotes defensivos, para pontuar rapidamente. Apostando nas bolas de 3 pontos, Trevor Gaskins seguiu com o seu bom aproveitamento, convertendo mais 3 vezes para 9 pontos no período. O bom momento no ataque paraibano só foi possível graças a defesa que apareceu no momento certo, fechando o garrafão e forçando erros do time cearense. Com o bom desempenho nos dois lados da bola, a Unifacisa logo construiu uma vantagem e passou a administrar as posses de bola para fechar a partida e garantir a segunda vitória na quinta edição do Torneio Integração.
“Acredito que podemos fazer uma avaliação bastante positiva do Torneio, vencemos os dois jogos e é sempre bom começar o calendário de jogos com vitórias, isso mostra que a gente tá no caminho certo nas coisas que estamos nos propondo a fazer, tanto no ataque como na defesa. No primeiro tempo de hoje nosso jogo não fluiu tão bem, mas nós mantivemos a confiança e conseguimos estabelecer nosso ritmo de jogo na reta final para alcançar a vitória. Agora é aproveitar ao máximo essas duas semanas antes da nossa estreia no NBB para corrigir nossos erros e acertar os detalhes para iniciar bem a temporada”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.
Com assessoria Basquete Unifacisa