Alagoinha (PB): a Terra de São Saruê sedia Raízes do Brejo com três dias de poesia, ciranda, forró e frevo

Alagoinha recebe a segunda etapa da Rota Cultural Raízes do Brejo 2025, celebrando São Saruê, música, dança e o turismo rural que valoriza a agricultura familiar e as tradições do Brejo paraibano entre os dias 24 e 26 de outubro.

Compartilhe o Post

Berço da lenda de São Saruê, personagem folclórico que inspira música, teatro e poesia, Alagoinha transformou essa figura em símbolo de identidade e resistência cultural. A cidade também é reconhecida por iniciativas de turismo rural, como o Recanto das Cirandeiras e a Trilha dos Engenhos, que revelam a força da agricultura familiar e o modo de vida do interior. É nessa atmosfera que acontecerá a Rota Cultural Raízes do Brejo 2025 entre os dias 24 e 26 de outubro.

Após Lagoa de Dentro abrir a temporada do roteiro turístico e cultural, a cidade de Alagoinha sediará a segunda etapa do circuito com uma programação que reúne manifestações culturais, shows, gastronomia e turismo rural, fortalecendo o potencial turístico do Brejo paraibano e a integração entre os municípios da região.

“Com população acolhedora e uma economia baseada na agricultura e no artesanato, Alagoinha vem consolidando sua vocação para o turismo de experiência, unindo tradição, religiosidade e natureza. Sua participação na Rota Cultural Raízes do Brejo reafirma o papel do município como guardião das raízes e das expressões que moldam a identidade do povo do Brejo Paraibano”, destacou Josenildo Fernandes, Presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano.

PROGRAMAÇÃO

Sexta(24) – Abertura com espetáculo e shows culturais

Localizada no coração do Brejo Paraibano, a cidade de Alagoinha é conhecida por suas paisagens serranas, clima ameno e forte tradição cultural. O município guarda um patrimônio simbólico que atravessa gerações — das festas populares às manifestações artísticas e religiosas. A programação do Raízes começa nesta sexta-feira (24) com o hasteamento das bandeiras, às 8h, em frente à Prefeitura Municipal, seguido de café da manhã e apresentações culturais das escolas municipais na Praça Geraldo Beltrão.
À noite, a abertura oficial da Rota Cultural acontece às 19h30, na Praça Cultural Alfredo Moura, com apresentação da Banda de Música Cidalino Pimenta e o espetáculo “Alagoinha, a Terra de São Saruê”.
Encerrando a noite, shows com Alisson Dantas e Laura Pontes, além do Corredor Cultural de gastronomia e artesanato.

Sábado de poesia, ciranda, forró e frevo

O sábado (25) começa às 8h30 com cantadores de viola na Feira Livre, reafirmando a força da cantoria popular no Brejo.
Ao meio-dia, o público poderá vivenciar o turismo rural no Recanto das Cirandeiras, no Sítio Bonfim, com o Show Cultural “Artistas da Terra”.
À noite, o show de Nonato Neto, às 20h, promete animar a Praça Cultural Alfredo Moura, seguido pelo Bloco do Pereira, que arrasta o público com o Frevo de Rua à meia-noite. O Corredor Cultural segue aberto com gastronomia e artesanato.

Domingo de aventura

No domingo (26), a programação tem início às 8h30 com o Passeio 4×4 – Trilha dos Engenhos, que percorre a zona rural até a Vila do Forró, no Sítio Ribeiro Novo.
A partir das 10h, o público participa do Forró na Vila, com atrações musicais e comidas típicas.
O encerramento acontece às 15h30 com o Passeio Ciclístico, saindo da Praça da Igreja Matriz em direção à Vila do Forró, unindo esporte, lazer e turismo sustentável.

A Rota Cultural Raízes do Brejo é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoinha em parceria com o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, com correalização do Governo da Paraíba, Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae, e apoio do Senar, Fecomércio, IFPB e UFPB.
O projeto busca fortalecer a identidade cultural e o turismo consciente, valorizando as tradições e potencialidades de cada cidade participante.

 

Com assessoria

 

Calendário da Rota Cultural Raízes do Brejo 2025

* Alagoinha: 24 a 26 de outubro
* Serra da Raiz: 7 a 9 de novembro
* Dona Inês: 14 a 16 de novembro
* Juarez Távora: 21 a 23 de novembro
* Guarabira: 28 a 30 de novembro
* Pirpirituba: 5 a 7 de dezembro
* Belém: 12 a 14 de dezembro
* Duas Estradas:!19 a 21 de dezembro
* Pilõezinhos: 26 a 28 de dezembro

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.