Um dos pacientes envolvidos no erro de transplante de rim no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, recebeu um novo órgão nesta quinta-feira (25). A cirurgia foi realizada com sucesso e, segundo a equipe médica, ocorreu sem intercorrências. O paciente permanece em estado estável, internado em um leito de UTI, conforme protocolo.
O rim transplantado chegou à capital potiguar no helicóptero Potiguar 02 da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, após ter sido coletado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.
Já o paciente que recebeu o rim errado recebeu alta nesta sexta-feira (26). Ele foi recadastrado com prioridade na fila nacional de transplantes e seguirá recebendo acompanhamento médico, psicológico e medicamentoso pelo SUS.
O erro
O caso veio à tona após uma confusão entre pacientes com nomes parecidos. O hospital acabou implantando um rim em uma pessoa que não era a receptora correta. Como o órgão não era compatível, o paciente apresentou reação, precisou ser levado à UTI e o rim foi retirado. O órgão acabou sendo perdido.
Investigações
O Huol informou que abriu procedimento interno para apurar as falhas. O hospital é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e vinculado à UFRN.
A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte afirmou que enviou ao hospital o nome correto do receptor e que sua função se limita a gerenciar a fila de transplantes, cabendo ao hospital convocar os pacientes.
Até o momento, a Polícia Civil informou que não recebeu registro de ocorrência relacionado ao caso.
O Huol divulgou nota reforçando solidariedade às famílias envolvidas e ressaltando seu histórico em transplantes de rim e córnea, com mais de 850 procedimentos realizados desde 1998.





