TIAGO FERNANDES PARTICIPA DE ENCONTRO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE O FUTURO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MARANHÃO

Compartilhe o Post

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, o médico sanitarista Nésio Fernandes, participaram do Saúde Itinerante, que tem como tema “Atenção Primária do Futuro: desafios e perspectivas”, evento realizado nesta sexta-feira (2) no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

“Nestes quatro anos, nosso desejo é retornar a um capítulo importante, o da cooperação federativa, com um municipalismo forte no Estado do Maranhão, tendo a bandeira da Atenção Primária como protagonista. Neste sentido, precisamos convergir e não concorrer, criar políticas que possam melhorar indicadores, mas, sobretudo, dar instrumentos que viabilizem ações mais efetivas dentro dos territórios”, disse o secretário Tiago Fernandes.

O propósito do “Saúde Itinerante” foi mostrar as diretrizes que serão aplicadas pelo Governo Federal em parceria com o Estado, a partir da adesão a programas, das equipes técnicas e a potencialidade da Atenção Primária na resolução dos problemas assistenciais dos municípios.

A Atenção Primária em Saúde é o primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é caracterizada por ser um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange desde o diagnóstico, tratamento, reabilitação à redução de danos, visando desenvolver atenção integral que impacte positivamente a população em geral.

De acordo com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, a missão é unir para reconstruir o Brasil. “Essa reconstrução precisa ser baseada em diálogo, respeito e amadurecimento, de consensos necessários à política pública. Isso faz bem para o SUS, para o povo, visando uma revolução sanitária na Atenção Primária brasileira a partir da decisão e empoderamento da gestão municipal, com o apoio da União junto com os governos estaduais”, pontuou Nésio Fernandes.

O evento dialoga com a proposta de gestão municipalista do governador Carlos Brandão, de fortalecimento da Atenção Primária para o estreitamento do trabalho conjunto com as prefeituras. A partir disso, a SES na prevenção a agravos em pacientes diabéticos e hipertensos, bem como na diminuição dos indicadores de mortalidade materna e infantil com o incentivo ao pré-natal e qualificação dos profissionais da saúde.

O evento abrange todos os 217 municípios maranhenses, representados por gestores e coordenadores de programas. A agenda aconteceu durante todo dia e também oportunizou debates sobre o incentivo à vacinação, o fortalecimento de ações de saúde desde a prevenção às doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a vigilância em saúde. 

Também participaram a mesa de abertura evento o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, Glionel Garreto; a diretora de Comunicação Social adjunta e secretária Municipal de Saúde Poção de Pedras, Iolete Soares de Arruda; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems), Frederico Lobato; o enfermeiro Raimundo Silva, representando os coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MA); a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, que esteve representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem);  o vice-presidente da Assembleia Legislativa Estadual do Maranhão (Alema), deputado Rodrigo Lago; o deputado estadual Carlos Lula e o deputado federal Márcio Jerry.

Fonte: SES-MA

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.