O deputado federal Luiz Couto (PT) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (27), para avaliar a decisão do Diretório Nacional do PT que cancelou a realização das prévias internas e definiu que o destino da legenda na disputa em João Pessoa ficará a cargo da Executiva Nacional.
Em sua fala, Couto defendeu que o partido tenha candidatura própria e que o deputado Luciano Cartaxo seja o escolhido pelo partido.
“Luciano é o nome preparado para vencer as eleições e fortalecer o Partido para os desafios futuros. Faço um apelo à unidade interna como condição necessária para uma grande construção coletiva. Não podemos ir a reboque ao apoiar Cícero. Devemos, sim, é ser protagonistas com a vitória de Luciano Cartaxo”, declarou, da tribuna.
A definição pelo cancelamento das prévias zerou o jogo internamente no PT, que tanto pode definir pela candidatura própria quanto apoiar uma candidatura já apresentada e que tenha sintonia com o governo Lula.
Nesse critério, estaria como cotado o prefeito Cícero Lucena (PP), que já tem o apoio de partidos da base do governo como o PCdoB, PV e PSB, e Ruy Carneiro (Podemos), que conseguiu a adesão do MDB de Veneziano.
Cida Ramos faz a leitura que apenas elas poderia ser a candidata do partido. Em entrevista à CBN Paraíba, a petista disse que “a única pré-candidatura existente agora é a minha”.