A capital Aracaju, assim como outras cidades do interior de Sergipe, a exemplo dos municípios de São Cristóvão, Maruim, Estância, Itaporanga D’Ajuda e cidades da região da Grande Aracaju amanheceram nesta sexta-feira, 9, com uma dessa névoa céu encobrindo o céu.
O fenômeno não é comumente observado nas regiões litorâneas e ocorreu devido a uma queda temperatura abrupta em associação a um clima de elevada umidade elevada, de acordo com o meteorologista Overland Amaral, que falou sobre o fenômeno para os ouvintes do Jornal da Fan, nesta sexta-feira, 9.
“Isso é um fenômeno derivado da radiação provocada pelo esfriamento muito rápido da superfície da terra no período da madrugada, em função da repentina e abrupta queda de temperatura, episódio também influenciado pelo movimento de leste e sudeste que os ventos trazem do mar. Essa névoa é uma nuvem muito fina e extensa, que se formou em toda essa faixa do Litoral e Grande Aracaju, se estendendo até a região do Agreste sergipano”, disse o meteorologista, ressaltando que a névoa deve se dissipar no final da manhã.
“Essa névoa é um fenômeno atmosférico formado na troposfera, uma camada de baixos níveis onde ocorrem a maiores dos fenômenos meteorológicos, como chuva, granizo, tempestades e trovoadas. Também chamada de nevoeiro ou bruma, essa neblina é uma nuvem em contato ou próxima ao solo. O tipo de neblina que surgiu em Aracaju e demais cidades, se deu por radiação, se inicia pela madrugada, com a queda da temperatura e deve perdurar até que o sol apareça”, disse a meteorologista Wanda Tathyana.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, para a capital, nesta sexta, a previsão do tempo é de muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas no decorrer do dia. A temperatura deve variar entre a mínima de 23°, e máxima de 27°C.
Fonte: fanf1.com.br