Um major da Polícia Militar da Bahia foi preso preventivamente nesta terça-feira (5) suspeito de facilitar a entrada de celulares no Presídio de Salvador. A denúncia foi feita por um policial penal que atua na unidade prisional e relatou suposto envolvimento do oficial com o esquema.
A investigação, conduzida pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e acompanhada pelo Ministério Público, aponta que os aparelhos eram introduzidos no presídio para serem entregues a detentos ligados a facções criminosas. A ação teria ocorrido em diferentes ocasiões, segundo os levantamentos iniciais.
Após a denúncia, foram solicitados mandados de prisão e busca e apreensão, cumpridos na residência do oficial e em seu local de trabalho. O major foi levado para a Coordenadoria de Custódia Provisória, onde permanece à disposição da Justiça Militar.
O caso também é apurado pela Corregedoria da Polícia Militar, que deve instaurar procedimento administrativo para verificar possíveis violações ao regulamento disciplinar da corporação. O oficial nega as acusações e deve apresentar sua defesa no decorrer do processo.
A investigação segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de facilitação de entrada de objetos ilícitos na unidade prisional.