Jornalista Ivan Valença morre, aos 81 anos, em Aracaju

Compartilhe o Post

Morreu na noite desta segunda-feira (21), aos 81 anos, o jornalista Ivan Macedo Valença. A informação foi confirmada por familiares.

Segundo a família, ele estava internado há dois meses em um hospital particular de Aracaju. Natural da capital, Ivan era viúvo e não tinha filhos.

Conhecido por sua atuação no jornalismo, mesmo depois de aposentado, Ivan Valença continuou nos bastidores, orientando os mais novos e dividindo conhecimento. Apaixonado pelo cinema, tema que dominava, era reconhecido por seus debates.

Carreira

Ainda na juventude, Ivan publicava críticas cinematográficas, e também foi colunista da Gazeta de Sergipe, utilizando um pseudônimo. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, ele atuou através do texto literário, jornalismo investigativo e cultural. Além de ser um dos fundadores do Jornal da Cidade e do portal e provedor Infonet, onde manteve colunas e editoriais ao longo da carreira.

Através de nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE) lamentou a morte e se solidarizou com familiares e amigos. “Rogamos para que eles possam encontrar conforto nesse momento em que as palavras se apequenam diante da tristeza, bem como da grandeza deste ícone da comunicação sergipana”, diz o texto.

A Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, disse que Ivan Valença fez história na imprensa, foi pioneiro, pensador e fundador. Ela ressaltou ainda ainda que Aracaju se despede com respeito de um jornalista que marcou gerações.

O governador Fábio Mitidieri publicou em suas redes sociais que o jornalismo sergipano se despede de um ‘mestre visionário da comunicação e amante do cinema’, que transformou a forma de informar e contar histórias. O gestor também reforçou que o legado dele continuará inspirando gerações.

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.