O governo federal nomeou Danilo Cabral (PSB) como superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A nomeação do ex-deputado federal e ex-candidato ao governo de Pernambuco, nas eleições de 2022, foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A publicação da nomeação saiu na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial da União. Danilo Cabral tem 56 anos e substitui o ex-deputado federal Heitor Freire (União Brasil), que exercia o cargo de superintendente substituto da Sudene desde o dia 26 de maio.
Portaria que nomeia Danilo Cabral para a superintendência da Sudene foi assinada pelo ministro Rui Costa — Foto: Reprodução/Diário Oficial da União
Em 2022, Danilo Cabral integrou a equipe de transição do presidente Lula (PT) após ser o primeiro candidato do PSB, em 16 anos, a ficar de fora do segundo turno das eleições para o governo de Pernambuco. Ele recebeu 885.994 votos, ou 18,06% dos válidos, ficando atrás de Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade).
Em comunicado divulgado à imprensa, Danilo Cabral agradeceu a Lula pela confiança, ao senador Humberto Costa (PT) pela indicação e à senadora Teresa Leitão e ao deputado Carlos Veras pelo apoio, que também recebeu por parte de políticos de Pernambuco e do Nordeste.
No texto, Danilo Cabral afirmou que:
🗨️ “Temos o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB [Produto Interno Bruto], a atração de investimentos e a geração de emprego na área de atuação da Sudene”;
🗯️ “Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual”;
💬 “A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, o ‘Nordeste não pesa ao Brasil’.”
Perfil
Pernambucano nascido em Surubim, no Agreste, Danilo Jorge de Barros Cabral é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também tem especialização em direito administrativo, pela mesma instituição, e em administração pública pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Ele é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990. Em 2006, coordenou a campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco. Entre 2011 e 2023, foi deputado federal. Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Educação e líder da bancada do PSB.
Em sua trajetória política, Danilo Cabral ocupou os seguintes cargos públicos:
- De 2001 a 2003: secretário de Administração da prefeitura do Recife;
- De 2007 e 2010: secretário estadual de Educação;
- De 2011 a 2014: secretário das Cidades de Pernambuco;
- Entre 2015 e 2016: secretário estadual de Planejamento e Gestão;
- Atualmente: auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Fonte: G1 Pernambuco