Arco Metropolitano de Pernambuco sai do papel com início imediato de obras

​Investimento de R$ 632 milhões no Segmento Sul promete reconfigurar a logística e a mobilidade na RMR, conectando a BR-232 ao Complexo de Suape

Compartilhe o Post

O projeto do Arco Viário Metropolitano (AVM), uma demanda histórica para a infraestrutura de Pernambuco, avança para a fase de execução. A governadora Raquel Lyra confirmou que a ordem de serviço para o Segmento 2 do Lote 2 será assinada no dia 12 de dezembro, com o maquinário iniciando os trabalhos imediatamente.

Este trecho crucial, com extensão de 25,32 quilômetros, ligará o entroncamento da BR-232, no município de Moreno, à BR-101, já no Cabo de Santo Agostinho. A obra representa um investimento significativo de R$ 632 milhões e está inserida no robusto programa estadual “PE na Estrada”, que tem como meta a requalificação de mais de 3,5 mil quilômetros de rodovias com um orçamento superior a R$ 5 bilhões.

O principal objetivo do Arco Metropolitano é, há anos, desobstruir o saturado contorno urbano da BR-101 na Região Metropolitana do Recife (RMR). O intenso volume de tráfego, especialmente de veículos de carga, sobrecarrega a via e gera insegurança e acidentes. A nova rota expressa é desenhada para ser um eixo logístico norte-sul sem conflitos urbanos, redirecionando o fluxo e integrando de forma mais eficiente diversos municípios.

Ao ligar diretamente a BR-232, eixo de escoamento do interior, ao Complexo Industrial Portuário de Suape, o AVM fortalece a ambição de Pernambuco em consolidar-se como um hub logístico estratégico no Nordeste. A conexão facilitará o transporte de mercadorias, reduzindo custos e tempo de deslocamento. A obra, conforme ressaltou o secretário André Teixeira Filho, promete ser um “novo capítulo da infraestrutura” estadual, eliminando gargalos de décadas.

O projeto prevê uma série de intervenções estruturantes e de engenharia para garantir a fluidez e segurança da rodovia. O escopo inclui desde serviços de terraplenagem e drenagem profunda até pavimentação (rígida e flexível), iluminação integral e sinalização completa.

​Entre as principais obras de arte especiais que serão construídas, destacam-se:

​Viaduto na interseção com a BR-232;

​Ponte sobre o Rio Jaboatão;

​Viaduto de acesso a Moreno;

​Passarela no Distrito Industrial de Moreno;

​Viaduto em formato de ferradura na interligação com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.

O Segmento Sul do Arco Viário, que abrange esta fase de obras, é visto como um passo fundamental, embora o projeto integral do AVM, que inclui o trecho Norte (BR-101 Norte a BR-408), ainda esteja em fase de estudos de viabilidade técnica e ambiental, um processo que se arrasta e cuja conclusão foi postergada.

O resgate e a execução desse projeto, aguardado por gerações, são comparados pelo governo à relevância histórica da duplicação da BR-232, prometendo um impacto transformador na mobilidade, na economia e na geração de emprego e renda para a população pernambucana.

Compartilhe o Post

Mais do Nordeste On.